"Ajusto-me a mim, não ao mundo." (Anais Nin)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ah, look at all the lonely people...

Tem gente que nasceu pra ser sozinho. E não digo isso com a amargura daqueles que acabaram de tomar um pé na bunda. Mesmo por que, num mundo imperfeito, de pessoas imperfeitas como o nosso, acreditar que vai passar a vida toda sem ser traído, magoado ou humilhado, é insanidade. Ou arrogância. Mas no fundo, todas as pessoas que estão berrando aos quatro ventos que nunca mais amarão na vida, esperam lá no fundinho que isso não seja verdade, que o grande amor apareça e faça isso tudo virar uma triste lembrança.

Todas, menos os membros do Clube da Autossuficiência. É, pois existe uma categoria de pessoas pra quem o desgaste de um relacionamento não compensa a parte boa. Pessoas com dificuldade em se comprometer ou que, embora tentem com afinco, tem problemas em ceder, ainda que um pouco, em suas convicções, vontades ou crenças em prol do parceiro. Ou da relação.

Egoístas? Problemáticos? Ora, se no vastíssimo mundo das peculiaridades humanas tem espaço pra pessoas que cometem as piores atrocidades, por quê tamanha preocupação com quem não acha que precisa encontrar uma metade pra ser feliz? Ser sozinho num mundo feito para pessoas juntas é um bocado complicado. É como se você abrisse um precedente pra que todas as pessoas se intrometam na sua vida. Os pais se preocupam, os conhecidos tentam te juntar com alguém, os amigos casados ficam com pena, os solteiros te incluem no grupo do "estou louco por um grande amor" e estranhos dizem "Ah, um dia você encontra sua metade".

Não, muito obrigada. Sou uma pessoa inteira e completa, que aprecia ter as rédeas da minha vida nas mãos, que defende a independência e que acha que a única razão pela qual duas pesssoas devam viver juntas é se elas conseguirem proporcionar felicidade recíproca. Sim, eu sei que todo relacionamento passa por momentos bons e ruins. Mas qual o sentido de estar numa relação se ela é mais sofrida que vivida? Quantas e quantas pessoas eu encontro diariamente pra quem o parceiro é fonte de dissabores, mágoas, brigas, agressões, cobranças e até, solidão? Do pior tipo, pois ser sozinho e livre tem suas vantagens. Ser sozinho acompanhado, não.

Eu expulsaria o grande amor se ele aparecesse? Provavelmente não. Pessoas sós, embora não gostem de ouvir falar de pessoas juntinhas, sabem amar. Elas apenas não consideram relacionamentos amorosos o aspecto primordial da vida e pensam que, pra valer a pena abrir mão de parte de si mesmo, é preciso uma relação de respeito e troca mútuos. E com uma grande dose de independência entre os parceiros.

Não, eu não preciso de "alguém". Eu preciso de água, oxigênio e alguns nutrientes. Eu preciso de amigos, da minha família, do meu trabalho, da minha saúde. Se um dia alguém aparecer, alguém que faça meu coração se sentir leve e meu corpo, em casa, esse alguém será bem vindo pra compartilhar minhas alegrias e meus dramas. E trazer os dele, pra que eu os divida também. Até lá e se, o prazer de agradar apenas a mim mesma (no limite da civilidade) ainda é o maior que posso ter.

5 comentários:

Thiago Jovino disse...

Nossa!
Que ótimo post!
Meus parabéns. Você descreveu praticamente tudo que penso e sinto.
Realmente é horrível levar uma vida "sozinho" em um mundo onde você é praticamente obrigado a estar junto de alguém, mesmo que isso tudo vá contra todos os meus conceitos de felicidade. Dá pra ser extremamente feliz sem ter alguém junto de você, embora essa sociedade injusta empurre forçadamente o contrário.
Mais uma vez meus parabéns pelo post, você leva jeito com as palavras.
Seja muito bem-vinda ao meu mundo! rs
Fique com Deus sempre!
Beijão!

Aninha **Fairy** disse...

Carol, concordo com você!
Para vivermos um grande amor, temos que vivê-lo e não sofrê-lo.
Acredito que não é impossível ser feliz sozinho, mas eu também sei que sermos felizes acompanhados é tão bom quanto!!
Sou super hiper mega contra pessoas que vivem relacionamentos de "amor", porém que se sujeitam a humilhações dos mais diversos tipos, o que não é saudável para ninguém. Não para quem agride, tampouco para quem é agredido.
Encontrar o amor verdadeiro é uma tarefa difícil! Eu ACHO que encontrei o meu, até prova em contrário...rs...! E é este mesmo o sentimento: de leveza, de estarmos bem conosco, de sermos pessoas melhores, de paz, de tranquilidade!
E assim, se você encontrar alguém: legal! Se não encontrar: legal também! - Não devemos nos esquecer que a felicidade verdadeira vem de dentro, não é alguém que nos traz a felicidade!!!!

É isso aí!!!
Adorei sua reflexão!
Beijo grande no coração!!!

CrisMcBrain disse...

Acho que escrevi esse texto e não tô sabendo hahaha! Resumiu perfeitamente o que eu penso. De fato, a cobrança da sociedade é alta, mas o negócio é não ligar e ir viver a vida. Se sozinha ou acompanhada, não importa, desde que estejamos confortáveis e felizes com isso.
Beijos!

Filipe Limas disse...

Eu concordo. Até porque, para ser feliz com alguém, é preciso primeiro sermos felizes com nós mesmos.
Beijos

The US disse...

Linda, encontraste o seu Grande Amor?